terça-feira, 28 de setembro de 2010

MARCADA REUNIÃO PARA DEFINIR O PROJETO

Pensando em agilizar a produção e as parcerias para o Encontro para uma Nova Consciencia Cultural o Presidente da CAPP Fred William envia ofício para a Direção da Funjope solicitando reunião para definir parceria e finalizar o projeto como um todo que pretende marcar o cenário cultural de nossa cidade de 13 a 15 de janeiro, criando um evento que possa atrair o grande público e ser assim inserido no calendário turístico de nosso Estado para ser difundido entre as agencias de viagens, turismo e publicidade, além da rede de hoteis e restaurantes que são em potencial um grande segmento a se beneficiar com o projeto.

O Projeto Nova Consciencia Cultural vem para agitar a Arte e a Cultura de nossa Cidade em três dias de Shows, Palestras, Humor, Exposições em uma nova dinâmica de apresentações que propõe não haver espaços vazios entre as apresentações principais, haverá oficinas e diversas atividades dentro da programação.

Para definir tudo isso é que foi marcado para o dia 06 de outubro, as 15:00 horas na funjope a reunião para apresentação e definição do projeto como um todo. 

A CAPP espera que nessa reunião possamos definir o papel da funjope e de que forma poderemos trabalhar.

Abaixo a cópia do ofício:

Estamos trabalhando da forma mais transparente possível para dar o maior número de informações sobre o andamento do processo de produção do evento para que assim todos possam saber o que se passa nos bastidores da produção geral do Encontro da Nova Consciencia Cultural - primeira edição.



Esta é a Logomarca da Nova Consciencia Cultural Essa marca tem como elementos a
Letra "N" em forma de um Raio mutidirecional simbolizando o Novo;
Letra "C" na cor preta que representa a amplidão da Consciencia e o infinito da Criação;
Letra "C" na cor verde que representa a fertilidade Cultural
Um símbolo central´pode ser notado simbolizando a visão geral, o todo para que se destina a Nova Consciencia Cultural.

A CAPP-  Ong de Cultura e Arte para o Progresso Popular, pede aos artistas envolvidos na produção do projeto entitulado de NCC (Nova Consciencia Cultural) que inspirados no coletivo criem o tema musical para o evento que deverá ser gravado por todos os participantes do projeto visando passar a impressão de cooperação e de parceria entre todos, unidos pelo bem comum, esse tema deverá ser um elemento motivador para atrair o grande público, sendo veiculado em rádios e tv's de todo o estado como campanha promocionale deverá ser assinado por empresas patrocinadoras e entidades de apoio cultural.

domingo, 5 de setembro de 2010


ENCONTRO PARA NOVA CONSCIENCIA



ARTÍSTICA E CULTURAL






Local:


Estação Cabo Branco – Ciencia, Cultura e Artes



Criação do Projeto e Coordenação:


Fred William de Brito Dutra – Artista MultImídia
fredwilliam2008@gmail.com

ONG CAPP - Cultura e Arte para a Promoção Popular
http://comunidadeassociadapp.blogspot.com/



1. Apresentação:


O Encontro para uma Nova Consciência Artística e Cultural pretende abrir um novo tempo para nossos Artistas e Produtores Culturais, pensando em criar uma vitrine de qualidade em que o Pessoense possa verdadeiramente conhecer o trabalho, a obra e a qualidade de nossos Artistas, podendo assim divulgar, difundir e participar efetivamente de nossos eventos e de nossa produção cultural.


Por outro lado, pensamos em poder oferecer um espaço para que esses mesmos artistas e produtores possam mostrar, além de seus trabalhos as suas reivindicações às três esferas do poder público e assim estreitar os elos e cooperação e incentivos para os projetos, necessários para fortalecer a cultura como um todo.


2. Justificativa


A nossa capital está alcançando uma estrutura de equipamentos para eventos populares, que nos dá orgulho, a exemplo das praças com quadras, anfiteatros, equipamentos para esportes, etc.


Agora temos também a Estação Cabo Branco, equipada com o que há de melhor para execução de eventos multimídia, em vários locais de suas dependências, que ainda nos oferece um clima e uma paisagem de dar orgulho a qualquer um que nos visite.


Por outro lado, temos uma incessante produção artística, da mais alta qualidade em todos os níveis culturais, seja de artesanato, artes plásticas, poesia, repente, música, movimentos alternativos, filósofos e pensadores, que podem elevar cada vez mais o nível de reconhecimento de nossa produção cultural para o Brasil e o mundo, desde que tenhamos uma vitrine, em que isso possa ser mostrado com qualidade, infra-estrutura, dinamismo e pluralidade de propostas, em um evento multimídia dentro de um ambiente confortável e que ofereça ao público presente espaço físico suficiente para evitar aglomerações e congestionamentos de pessoas e veículos.


Deve-se ter em mente também o nível sonoro necessário para que as apresentações possam ter a qualidade necessária, sem que isso possa vir a perturbar as famílias residentes no entorno do local.


Pronto, estão aí todos os ingredientes para uma receita perfeita, nos falta agora apenas juntar todos os ingredientes em um só caldeirão para cozinhar esta receita e sucesso, ou seja: o local; que não poderia deixar de ser a nossa Estação Cabo Branco, que tem uma localização estratégica, no ponto extremo oriental, além assinatura do grande arquiteto Oscar Niemeyer, o clima e a paisagem perfeita a qualquer hora do dia ou da noite, são o tempero final para esta receita infalível de sucesso.


Assim em um ambiente perfeito, um Encontro para uma Nova Consciência Artística e Cultural, pode e obterá frutos para que se possam ordenar os destinos de como se deve tratar a Arte e a Cultura local, abrindo sempre mais espaços e estimulando a nossa produção para que se obtenha mais e mais qualidade no produto final, alcançando assim, além de uma crítica mais que positiva o escoamento de nossa produção para todas as partes do planeta.


3. O Projeto:


3.1 – Objetivos


3.2 – Objetivo Geral


Realizar um evento que possa ser integrado ao calendário anual de nossa Capital, e incluído nos pacotes turísticos das agencias de viajem e de turismo do Brasil e do mundo, atraindo assim mais divisas para a nossa cidade e promovendo, além do turismo estadual, regional, nacional e internacional, a geração de renda para o comércio formal e informal, movimentando a rede hoteleira e de restaurantes durante uma semana (inicialmente), com os nomes mais expressivos de nossa arte e convidados de outras partes do país.


3.3 – Objetivos Específicos


Estimular uma dinâmica Artística e Cultural para a formação de profissional de Artistas, Técnicos, Produtores de todos os segmentos Artísticos envolvidos com a Cultura local;


Contribuir para o crescimento do mercado de trabalho na área Artística e Cultural;


Fortalecer mecanismos Culturais e Turísticos na cidade de forma geral criando mais opções de trabalho em todos os setores produtivos da economia informal;


Mostrar ao mundo a nossa Arte e a nossa Cultura em uma Vitrine digna e confortável com atrativos próprios dos maiores centros culturais do planeta.




3.4 – Resultados Esperados:


Espera-se com a criação do I Encontro para uma Nova Consciência Artística e Cultural a consagração, sustentação e o reconhecimento de nossas expressões artístico/culturais, mantendo a proposta social como pilar principal norteador de nossas ações permanentes.


3-5 – Público Alvo:


População da grande João Pessoa e Turistas advindos do interior do Estado, de outros Estados da Federação e do Exterior.


3-6 - Estimativa de Público Alvo:


A estimativa de público pode ser muito boa salientando que todo projeto piloto depende em muito da divulgação na mídia, das atrações principais, do tempo de preparação para o evento em si;


Em se tratando de capacidade da infra-estrutura podemos afirmar com certeza que poderemos receber entre 500 pessoas (mínimo), a 3.000 pessoas (em média), assim sendo o evento poderá atrair uma média de 10.500 pessoas durante os sete dias do evento.


A expectativa é que estes números possam ser superados, sem tirar o conforto dos participantes, mas assim poderemos ter este encontro como um evento efetivo de nosso calendário.




3-7 – Ações Culturais e Sociais




No período que antecede o Encontro devem ser implantadas ações para a captação de recursos para patrocinar as atividades com o apoio das três esferas do governo e da iniciativa privada, que são elas:




Espaços para merchandising no entorno da Estação Cabo Branco como:


Banner, Balões, Outdoor;


E em seu interior tais como:


Banner, Painéis de Fundo nas apresentações de palco e anfiteatro, Mídia Áudio/Visual em Telões Multimídia (data-show) nas salas de conferências e oficinas, etc.


Criação de produtos referentes ao Encontro:


- Camisas de Algodão Colorido com estampas diversas em policromia;


- Postais diversos e alusivos ao Evento;


- Bonés com a logomarca do Evento;


- Cópias dos trabalhos e Artes Plásticas expostos no encontro, para a venda em Formato A-3;




3.8 – Abertura Oficial:


A Abertura oficial deve acontecer pela manhã com pronunciamentos de representantes responsáveis pelo Evento:


Diretor da Estação Cabo Branco (anfitrião do Encontro faz a abertura)


Diretor da Funjope;


Coordenador do Encontro;


Prefeito da Capital;


Representante do Governo Estadual;


Representante do Governo Federal;


Representante da Classe Artística;


Representante da Sociedade Civil;


Representante do poder Legislativo;


Diretor da Estação Cabo Branco dá como aberto o Encontro;


Apresentação de Abertura.



3.9 – Conteúdos do Encontro


O evento deve contar com todas as expressões artísticas e culturais da cidade e deve conter:


01 - Palestras;


02 - Fóruns de Discussão e Debates;


03 - Oficinas de Práticas Artísticas e Culturais;


04 - Mostra de Artes Plásticas, Fotografia e Literatura;


05 - Mercado de Artes, Literatura e Artesanato (feirinha);


06 - Apresentações de Dança, Teatro, Performances;


07 - Práticas e Apresentações Circenses;


08 - Apresentações Multimídia com Artes Digitais e Áudio Visuais;


09 – Shows e Apresentações com Música Contemporânea, Erudita, Grupos Folclóricos, de Raiz, Clássicos Contemporâneos, Hip Hop, Dança de Rua (Street Dance), Escolas de Samba, Ciranda, Quadrilhas, Côco de Roda, entre outras possíveis manifestações populares;


Tudo apresentado por uma programação temática que possa dar ao interessado opções de horários que estimulem a passar o dia participando das atividades oferecidas pelo Encontro.




3.10 - Apresentação das atividades:


Palestras


As Palestras devem acontecer sendo direcionadas dentro do tema permanente do Encontro que é:


Uma Nova Consciência Artística e Cultural;


Assim sendo devem acontecer palestras de todas as áreas e como sugestão para o Primeiro Evento, temos:



Palestras de Abertura


01/01 - Prefeito da Capital.


Tema: O Evento como um todo, e a preparação de nossa cidade para amparar a nova Consciência Artística e sua produção;


01/02 – Diretor da FUNJOPE - Chico César;


Tema: Sobre o trabalho da Fundação de Cultura e as Perspectivas de Futuro;


01/03 – Diretor da Estação Cabo Branco - Fernando Abaht;


Tema: Sobre a Estação Ciência e a Importância de eventos como este e suas expectativas para o Encontro;


Representante Cultural do Governo Estadual e Federal;


Maurício Burity - Tema: Sobre o Encontro e sua importância para a Cultura do Estado e do País;


As novas diretrizes para adequar o Estado sobre a importância de uma nova Consciência Cultural;


Ministério da Cultura – Tema: O papel do Ministério da Cultura para Conscientizar os Governantes, os Produtores Culturais e o Empresariado a investir em uma Nova Consciência Cultural e a contra partida do Governo neste Sentido;



Palestrantes Convidados


- Poesia Contemporânea:


- Ariano Suassuna – Tema: Livre


- Jessier Quirino - Tema: Poesia Matuta;


- Marcos di Aurélio – Tema: Poesia Contemporânea;


- Bira Delgado - Tema: A importância de uma nova consciência na Cultura Pessoense e os grandes mestres de nossa cultura;


- Oliveira de Panelas – Tema: Cordel, Repente e os novos tempos;


- Sandro – Tema: Os Caminhos do Hip Hop e dos movimentos alternativos na Capital e em nosso Estado;


- Dança:


- Dança de Rua:


Tema: Como cada segmento esta sobrevivendo, as necessidades, o que tem sido feito, e o que precisa acontecer para intensificar os movimentos;


- Vant Vaz: Dança de Rua e Movimentos Alternativos;


- Dança Clássica


- Dança Contemporânea:


Guilherme Schulze: Tema: Dança e Tecnologia


- Danças Folclóricas


- Artesanato


Tema: A importância do Artesanato para difundir a Arte de nossa capital para o mundo e o que tem sido feito até agora;


- Artes Plásticas


Tema: O papel das Artes Plásticas para a nossa cultura e o que tem sido feito pelos artistas para criar novos espaços e estimular novos artistas;


- Pintores


- Desenhistas


- Cartunistas


- Escultures


Tema: Lei dos Edifícios, como participar, estimular e produzir;


Movimento Naturista


José Wagner – Tema: Consciência Naturista para uma nova consciência Artística e Social;


Circo


Luiz Carlos – Tema: Os Caminhos do movimento circense e suas necessidades atuais e de futuro;


Humoristas


- Shaolin – Tema: O humor de nossa Terra e as diferenças regionais;


- Zé Lezin – Tema: Humor caipira e sua penetração;


- Pastoril Profano – Tema: Comédia temática e formação de público;


- Piancó , Cristóvão Tadeu – O Humorismo multimídia


Literatura: Indicação dos Nomes


Musica: Indicação dos Nomes


Nações Indígenas:


Cacique Evilásio, Prof. José Wagner – Tema: As nossas tribos, suas carências e necessidades, o papel do nativo em nossa sociedade, a contribuição cultural para uma Nova Consciência Cultural;



Fóruns de discussão e debates


Os Fóruns de discussão e debates devem acontecer na seqüência das palestras, obedecendo ao calendário e os temas discutidos nas palestras, exceto nas palestras de abertura;


As mesas para os Fóruns devem ser compostas por integrantes dos segmentos selecionados por temas;



Oficinas de Práticas Artísticas e Culturais




As oficinas devem ser oferecidas aos interessados por meio de inscrições e devem acontecer de acordo com os Facilitadores interessados em ministrar as oficinas;




Mostra de Artes Plásticas, Fotografia e Literatura;


O material do item 04 deve ser selecionado por meio de inscrições e seleção de material a ser exposto nas mostras de arte, fotografia e literatura, por uma comissão mista com representantes da Sociedade Civil (escolhidos por sorteio) e do Governo Municipal, as obras devem ter um Nome Fantasia, e o critério de escolha deve ser a qualidade final de cada peça.


Mercado de Artes, Literatura e Artesanado (feirinha);


A Feirinha deve contemplar os cadastrados por ordem de inscrição e os seus espaços devem oferecer produtos exclusivamente produzidos pelos artesões e artistas de João Pessoa;


Um espaço com tendas de expositores de outras partes do estado deve também ser instalado com a devida identificação de setor;


Apresentações de Dança, Teatro, Performances;


Os interessados devem fazer suas inscrições para apresentações durante o evento e assim serem incluídos na programação oficial durante os momentos que antecedem os Shows e Apresentações Musicais;


Práticas e Apresentações Circenses;


As Práticas Circenses devem acontecer de forma aleatória em meio às apresentações artísticas como intervenções entre os espaços de uma atividade e outra e também em momento determinado para dar maior visibilidade e não deixar espaços vazios para o público presente;


Apresentações Multimídia com Artes Digitais e Áudio Visuais;


As apresentações de artes Multimídia devem acontecer em espaços diferentes de acordo com as necessidades de cada obra e da expectativa de público para cada proposta;


Shows e Apresentações Artísticas;


Com Música Contemporânea, Erudita, Grupos Folclóricos, de Raiz, Clássicos Contemporâneos, Hip Hop, Dança de Rua (Street Dance), Escolas de Samba, Humor, Ciranda, Quadrilhas, Côco de Roda, entre outras possíveis manifestações populares;


Os Shows e Apresentações Artísticas devem acontecer em todos os dias e nos três turnos de acordo com as atividades e os espaços entre atividades, sempre visando à ocupação dos espaços vazios que devem ser inexistentes durante todos os dias do evento;


Marketing Promocional e Estratégias de Comunicação






Na mídia espontânea, o espaço de divulgação é assegurado pela proposta e dimensão do Encontro e também por um trabalho efetivo de assessoria de imprensa que deverá divulgar o Encontro em todas as formas de veículos de comunicação, locais e de todos os outros estados.




A idéia é que a divulgação do Encontro torne-se pauta sistemática das editorias locais e nacionais com notas permanentes sobre os palestrantes, artistas, personalidades e atrações que vão fazer parte do Encontro tecendo comentários sobre o evento.


Na Mídia contratada, a repercussão é estrategicamente trabalhada com um plano de mídia que contempla a utilização de Rádios AM/FM, canais de TV, Jornais Impressos, Portais diversos, Revistas e demais recursos da Internet, além do próprio Site: http://novaconscienciacultural.ning.com e blog do Evento:


http://novaconscienciacultural.blogspot.com onde deverá estar postado todo o projeto com as interferências dos interessados em contribuir para o enriquecimento da proposta como um todo, estas ações visam também o enxugamento do projeto como um todo e a revisão do texto por pessoas capacitadas que voluntariamente possam dar sua contribuição.




MECANISMOS ESTRATÉGICOS DE DIVULGAÇÃO


Promover o Encontro em todas as escolas públicas e privadas de segundo grau, bem como nas universidades.


A Divulgação deve acontecer de duas formas:


- A primeira: com material impresso (cartazes e folder da programação) em todas as salas das instituições de ensino.


- A segunda: com os próprios professores informando sobre a importância de se conhecer a fundo a nossa produção artística e cultural, visando à criação de uma mentalidade mais direcionada a valorização de nossos artistas e todas as suas expressões e a conscientização da excelência de qualidade do que produzimos para o Brasil que soma e influencia em todas as partes do planeta.


Aí se deve mostrar obras consagradas de nossos grandes nomes que são sucesso nacional em mine séries, disputadas em todas as partes do mundo, a nossa musica, os mestres da poesia e do teatro, do repente e da embolada entre outros segmentos que se destacam como a musica clássica contemporânea, referencia no mundo inteiro.


Este tipo de divulgação paradidática por meio dos mestres do ensino de todas as matérias é de uma importância para a formação de público local e estratégico para uma consciência crítica que possa valorizar e dar apoio a arte e a cultura local, assim sendo o mesmo trabalho feito pelos professores, verdadeiros formadores de opinião com qualificação para tal tarefa deve ser estendida para os municípios que fazem parte da grande João Pessoa.


Fred William de Brito Dutra


Artista Multimídia – Presidente da CAPP


Razão Social:


CAPP - Cultura e Arte para Promoção Popular


Cmpj: 05.663.626/0001-00


Endereço:


Rua Dourado – 199 - Portal do Poço – Cabedelo - Paraíba Brasil


CEP: 58310000 - Caixa Postal: 28


E-mails:


portaldopoço@gmail.com


fredwilliam2008@gmail.com


Portais:


http://comunidadeassociadapp.blogspot.com


http://emfocorevistavirtual.blogspot.com


Fones:


8866 6724 - 9142 7629 - 8136 0107